ALUMÍNIO
O alumínio é um metal não ferromagnético com símbolo “Al” e número atômico 13. Os compostos de alumínio constituem 8% dos que constituem a crosta terrestre, sendo o terceiro elemento mais comum encontrado nesta crosta e está presente na maioria das rochas, vegetação e animais.
O alumínio é extraído apenas do mineral conhecido como bauxita por transformação em alumina, através do processo Bayer, num primeiro processo e depois em alumínio metálico através do processo de eletrólise. A sua baixa densidade, 2.698,4 hg/m3, e a sua elevada resistência à corrosão conferem-lhe propriedades que o tornam muito útil para diversos setores e para finalidades muito variadas.
Apesar de necessitar de uma quantidade muito elevada de energia elétrica para sua obtenção, é um material maleável, à prova de fogo, bom condutor, fácil de mecanizar, barato e 100% reciclável sem perda de qualidade, por isso apresenta resultados excepcionais em suas infinitas vidas. Foi isolado pela primeira vez em 1825 pelo físico dinamarquês H. C. Ørsted.
Material multiuso, de grande utilização industrial
e inúmeras aplicações em diferentes setores.
Material multiuso,
de grande uso industrial
e inúmeras aplicações
em diferentes setores.
A utilização industrial deste metal tornou-o num dos mais importantes nos mais diversos domínios económicos, apenas superado hoje pelo ferro/aço. O alumínio é utilizado na forma pura, ligado a outros metais ou em compostos não metálicos.
Suas propriedades ópticas podem ser usadas para fazer espelhos refletores ou telescópios; Graças à sua maleabilidade, é utilizado na fabricação de latas, tetrabricks ou folhas de alumínio como embalagens de alimentos. Pelas suas propriedades elétricas, é capaz de competir em custo e desempenho com o cobre tradicional e, em liga com outros metais, é utilizado na criação de estruturas para arquitetura, indústria, automotiva e caldeiraria, entre outras.
PROPRIEDADES MECÂNICAS
Material macio e maleável que tem a capacidade de servir como isolante contra o processo de oxidação, o que o torna ideal para fabricação de cabos elétricos e chapas finas. É ligado a outros metais, o que permite a realização de operações de fundição, forjamento e extrusão.