ALUMÍNIO

O alumínio é um metal não ferromagnético com símbolo “Al” e número atômico 13. Os compostos de alumínio constituem 8% dos que constituem a crosta terrestre, sendo o terceiro elemento mais comum encontrado nesta crosta e está presente na maioria das rochas, vegetação e animais.

O alumínio é extraído apenas do mineral conhecido como bauxita por transformação em alumina, através do processo Bayer, num primeiro processo e depois em alumínio metálico através do processo de eletrólise. A sua baixa densidade, 2.698,4 hg/m3, e a sua elevada resistência à corrosão conferem-lhe propriedades que o tornam muito útil para diversos setores e para finalidades muito variadas.

Apesar de necessitar de uma quantidade muito elevada de energia elétrica para sua obtenção, é um material maleável, à prova de fogo, bom condutor, fácil de mecanizar, barato e 100% reciclável sem perda de qualidade, por isso apresenta resultados excepcionais em suas infinitas vidas. Foi isolado pela primeira vez em 1825 pelo físico dinamarquês H. C. Ørsted.

Material multiuso, de grande utilização industrial
e inúmeras aplicações em diferentes setores.

Material multiuso,
de grande uso industrial
e inúmeras aplicações
em diferentes setores.

A utilização industrial deste metal tornou-o num dos mais importantes nos mais diversos domínios económicos, apenas superado hoje pelo ferro/aço. O alumínio é utilizado na forma pura, ligado a outros metais ou em compostos não metálicos.

Suas propriedades ópticas podem ser usadas para fazer espelhos refletores ou telescópios; Graças à sua maleabilidade, é utilizado na fabricação de latas, tetrabricks ou folhas de alumínio como embalagens de alimentos. Pelas suas propriedades elétricas, é capaz de competir em custo e desempenho com o cobre tradicional e, em liga com outros metais, é utilizado na criação de estruturas para arquitetura, indústria, automotiva e caldeiraria, entre outras.

PROPRIEDADES FÍSICAS

Elemento muito abundante na natureza, leve, com densidade de 2700 kg/m3 e baixo ponto de fusão. Reflete a radiação eletromagnética do espectro visível e é um bom condutor elétrico e térmico.

PROPRIEDADES MECÂNICAS

Material macio e maleável que tem a capacidade de servir como isolante contra o processo de oxidação, o que o torna ideal para fabricação de cabos elétricos e chapas finas. É ligado a outros metais, o que permite a realização de operações de fundição, forjamento e extrusão.

PROPRIEDADES QUIMICAS

Reage com o oxigênio da atmosfera, formando rapidamente uma fina camada de alumina, que cobre o material, isolando-o da corrosão posterior. Esta é uma característica única do alumínio em comparação com outros materiais.

LIGAS DE ALUMÍNIO

A resistência e a leveza do alumínio fazem dele um metal cada vez mais essencial para uma infinidade de indústrias,
mas não é utilizado em seu estado puro, portanto após seu processo de extração torna-se necessário
um posterior processo de liga com outros metais para poder utilizá-lo em diferentes usos industriais.

As ligas comumente utilizadas na extrusão de perfis pertencem à série 6000,
que utiliza Silício e Magnésio como elementos de liga.que utiliza Silício e Magnésio como elementos de liga. São ligas que podem ser endurecidas por meio de diversos tratamentos.
parâmetros térmicos específicos, para atingir as propriedades exigidas em cada aplicação.

A resistência e a leveza do alumínio fazem dele um metal cada vez mais essencial para uma infinidade de indústrias, mas não é utilizado em seu estado puro, portanto, após seu processo de extração, é necessário um posterior processo de liga com outros metais para poder utilizá-lo em diferentes usos industriais.

As ligas comumente utilizadas na extrusão de perfis pertencem à série 6000, que utiliza Silício e Magnésio como elementos de liga. São ligas que podem ser endurecidas através de diversos tratamentos térmicos específicos, de forma a atingir as propriedades exigidas em cada aplicação.

Role para a esquerda e para a direita na tabela a seguir

SERIES ALEANTE FORMULÁRIOS
1000 Alumínio com impurezas laminação a frio
2000 Cobre Automotivo, Eletrodomésticos, Engenharia Aeroespacial e Artilharia.
3000 Manganês Embalagens, Lençóis, Decoração em geral
4000 Silício Soldagem
5000 Magnésio Infraestrutura Marinha, Aeroespacial e Arquitetura
6000 Magnésio + Silício Engenharia Aeroespacial e Naval, Automotiva, Indústria Alimentar e Arquitetura
7000 Zinco Engenharia aeroespacial